Recursos educativos abertos acessíveis
I - Notas e apontamentos
Este tópico teve como finalidade abordar os seguintes conteúdos:
- Conceitos de «abertura» (educação aberta; recursos educativos abertos; acesso aberto a publicações; cursos online abertos; licenças abertas; software de código aberto)
- Licenças (Creative Commons, GNU...)
- Recursos educativos abertos:
- produção de recursos educativos abertos com ferramentas livres
- aplicação das normas para tornar os recursos acessíveis
Um vasto repositório com ferramentas Web 2.0 livres/componente livre:
Ciclo da Água |
Tutoriais em português sobre o Book Builder:
Opções de configuração de página do Book Builder
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Área de resposta de aluno
Ficheiros de áudio
Informação em áudio e imagem
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Para atribuir uma licença ao trabalho no creativecommons.org
Veja o tutorial
Como atribuir licenças Creative Commons a vídeos no Youtube?
O Youtube permite apenas a atribuição de licença CC BY.
Existe uma página de ajuda sobre a atribuição de licença:
https://support.google.com/youtube/answer/2797468?hl=pt-BR&ref_topic=2778546
https://support.google.com/youtube/answer/2797468?hl=pt-BR&ref_topic=2778546
Como encontrar música e conteúdos gratuitos?
Sites que disponibilizam músicas livres de direitos de autor
II - Atividade Módulo IVSites que disponibilizam músicas livres de direitos de autor
Esta consta no
seguinte link: http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=93392&page=1
III - Comentário temático Módulo IV
Não tenho muita experiência na
utilização dos REA (Recursos Educativos Abertos) na minha prática pedagógica
pois pelo que li nos recursos disponibilizados, apenas os utilizei em algumas
situações pontuais e sem grande conhecimento.
Assim percebi que a Web 2.0 é
caracterizada por uma intensificação da participação dos utilizadores, já que
as aplicações ao se tornarem acessíveis a todos os utilizadores da rede fazem
com que estes deixem de ser consumidores passivos e passem a intervenientes
ativos, ou seja passem eles a produtores de conteúdos.
Sem dúvida de que a reunião das
características da Web 2.0 (o conteúdo colaborativo, a partilha, o utilizador
como uma mais-valia, a organização de conteúdos por parte do utilizador e as aplicações
sem ciclos de lançamento) vem facilitar esta produção, resultando num crescimento
colossal dos recursos na rede. Todos os dias surge uma multiplicidade de
informações na internet, pois os blogues, os portais e os repositórios estão
por todo o lado, abrindo a porta a uma vaga de recursos digitais na Internet.
Posteriormente surgem os Open
Educacional Resources, em português, os Recursos Educativos Abertos – REA,
devido ao sucesso alcançado nos últimos anos pelo Movimento do Software Livre. Os
investigadores e educadores decidiram aplicar os mesmos princípios e filosofia na
disponibilização de cursos e conteúdos educativos de forma livre e aberta, verificando-se
que estes têm sido utilizados em grande escala um pouco por todo o mundo, desde
Instituições de Ensino Superior a organizações não governamentais, no sentido
de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam.
Os Recursos Educativos Abertos
(REA) vêm valorizar valores como a cooperação, a partilha e o espírito de
comunidade, além de surgirem como uma alternativa prática e democrática à
educação elitista e fechada.
Comentário a um trabalho de um colega:
O trabalho por mim escolhido para comentar foi a Webquest elaborada
pela colega Benedita Carneiro, sobre a promoção de competências sociais em
alunos com NEE, e que se encontra no endereço http://zunal.com/webquest.php?w=244786
.
Considero que a atividade construída é muito acessível e que
é uma outra forma de abordar este assunto sempre tão necessário aos nossos
alunos com NEE. Penso explorá-la na minha prática pedagógica devido ao seu aspeto
lúdico e interesse educativo. Parabéns à
sua autora.
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