Módulo IV


Recursos educativos abertos acessíveis


I - Notas e apontamentos


Este tópico teve como finalidade abordar os seguintes conteúdos:

- Conceitos de «abertura» (educação aberta; recursos educativos abertos; acesso aberto a publicações; cursos online abertos; licenças abertas; software de código aberto)
- Licenças (Creative Commons, GNU...)
- Recursos educativos abertos:
- produção de recursos educativos abertos com ferramentas livres
- aplicação das normas para tornar os recursos acessíveis






Um vasto repositório com ferramentas Web 2.0 livres/componente livre:
Para atribuir uma licença ao trabalho no creativecommons.org 

Veja o tutorial


Como atribuir licenças Creative Commons a vídeos no Youtube?

O Youtube permite apenas a atribuição de licença CC BY. 
Existe uma página de ajuda sobre a atribuição de licença:
  https://support.google.com/youtube/answer/2797468?hl=pt-BR&ref_topic=2778546


Como encontrar música e conteúdos gratuitos?





Sites que disponibilizam músicas livres de direitos de autor




II - Atividade Módulo IV







III - Comentário temático Módulo IV

Não tenho muita experiência na utilização dos REA (Recursos Educativos Abertos) na minha prática pedagógica pois pelo que li nos recursos disponibilizados, apenas os utilizei em algumas situações pontuais e sem grande conhecimento.
Assim percebi que a Web 2.0 é caracterizada por uma intensificação da participação dos utilizadores, já que as aplicações ao se tornarem acessíveis a todos os utilizadores da rede fazem com que estes deixem de ser consumidores passivos e passem a intervenientes ativos, ou seja passem eles a produtores de conteúdos.
Sem dúvida de que a reunião das características da Web 2.0 (o conteúdo colaborativo, a partilha, o utilizador como uma mais-valia, a organização de conteúdos por parte do utilizador e as aplicações sem ciclos de lançamento) vem facilitar esta produção, resultando num crescimento colossal dos recursos na rede. Todos os dias surge uma multiplicidade de informações na internet, pois os blogues, os portais e os repositórios estão por todo o lado, abrindo a porta a uma vaga de recursos digitais na Internet.
Posteriormente surgem os Open Educacional Resources, em português, os Recursos Educativos Abertos – REA, devido ao sucesso alcançado nos últimos anos pelo Movimento do Software Livre. Os investigadores e educadores decidiram aplicar os mesmos princípios e filosofia na disponibilização de cursos e conteúdos educativos de forma livre e aberta, verificando-se que estes têm sido utilizados em grande escala um pouco por todo o mundo, desde Instituições de Ensino Superior a organizações não governamentais, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam.

Os Recursos Educativos Abertos (REA) vêm valorizar valores como a cooperação, a partilha e o espírito de comunidade, além de surgirem como uma alternativa prática e democrática à educação elitista e fechada.



Comentário a um trabalho de um colega:

O trabalho por mim escolhido para comentar foi a Webquest elaborada pela colega Benedita Carneiro, sobre a promoção de competências sociais em alunos com NEE, e que se encontra no endereço http://zunal.com/webquest.php?w=244786 .

Considero que a atividade construída é muito acessível e que é uma outra forma de abordar este assunto sempre tão necessário aos nossos alunos com NEE. Penso explorá-la na minha prática pedagógica devido ao seu aspeto  lúdico e interesse educativo. Parabéns à sua autora.





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