A avaliação é formativa, com base
nas discussões em fórum e na apresentação de trabalhos, estimulando-se a
avaliação entre pares.
Os participantes terão
de criar um e-portefólio como reflexão crítica do processo de
aprendizagem ao longo do curso e compilação dos trabalhos. Deverão fazer uma
reflexão final como balanço da aprendizagem. Cada participante poderá escolher
a ferramenta da sua preferência para a construção do e-portefólio (website,
blog, wiki, etc)
Com base no e-portefólio
e no cumprimento de todas as tarefas indicadas em cada tópico será emitido um
certificado de participação assinado por responsável da DGE.
Os participantes que desejarem um certificado de participação no final do curso (certificado digitalizado) terão de o requerer em formulário próprio, cumprindo os seguintes requisitos:
- Criação de e-portefólio, com as reflexões e trabalhos realizados ao longo do curso, base da sua participação ativa.
- Publicação de, pelo menos, um comentário sobre cada módulo temático.
- Elaboração de uma das atividades alternativas propostas em cada módulo (registada no e-portefólio).
- Reflexão final, auto-avaliação do curso (registada no e-portefólio).
- Preenchimento dos questionários de diagnóstico e de avaliação do curso e questionário VARK.
Reflexão Final
Para mim este curso foi uma
estreia, tendo contactado pela primeira vez, com a maioria das ferramentas e
recursos indicados. Esta formação permitiu-me, sem dúvida, conhecer e aprofundar
os conceitos sobre recursos digitais abertos que possibilitam a diversificação dos
meus instrumentos de trabalho, representando uma mais-valia na educação dos
alunos com NEE.
Mas não só, já que este tipo de
recursos, que tornam a aprendizagem mais atrativa, mais motivadora e mais
funcional, pois permitem a construção de recursos acessíveis a todos, podem contribuir
de forma valiosa na gestão pedagógica de grupos heterogéneos dentro da sala de
aula.
Considero que a formação foi
muito bem organizada, no entanto, devido ao meu pouco conhecimento dos assuntos
aqui tratados senti necessidade de mais tempo para a sua exploração e
utilização. Fiquei com pena dos recursos que não tive disponibilidade de experimentar
mas penso fazê-lo em breve. Considero que o mais importante foi saber que
existem, que tenho acesso a eles pois estão ao nosso dispor na Internet, para
que, quando necessário, os possa procurar, investigar e utilizar.
Um dos fatores para mim mais importante
neste curso de formação foi o fato de não me ter de deslocar, podendo adaptar o
horário à minha disponibilidade, mas sentindo um acompanhamento de proximidade por
parte dos facilitadores que respondiam sempre às dúvidas colocadas.
A experiência foi de tal forma
positiva que espero poder vir a participar em outras ações desta natureza.
Um muito obrigado e até sempre.
Mais Recursos...
Se ao descarregar o software livre TICO, a ligação ao site
der erro e não aceder à galeria de pictogramas e sons
pode-se importar os pictogramas de ARASAAC, em
O Projeto TICO tem um canal no Youtube de tutoriais em
Em alternativa, outro software livre para comunicação aumentativa,
baseado em pictogramas, que se poderá usar é o PICTO SELECTOR em
que tem no próprio site um conjunto de vídeos tutoriais.
O CRTIC de Cinfães produziu também vários tutoriais sobre esta aplicação livre,
disponíveis no seu canal em
O Voki disponibiliza o URL e o código para incorporar em página Web,
clicando em «Publish your Voki». Abre uma caixa onde disponibiliza o Link e o código.
VOICETHREAD
Como partilhar um Voicethread?
Como captar uma imagem do ecrã?
Há várias formas de o fazer, uma delas é utilizar a ferramenta livre JING
http://www.techsmith.com/jing.html
que pode descarregar para o seu computador.
É uma ferramenta muito simples, muito fácil de usar e muito útil,
conforme pode ver no «overview video» do respetivo site e na lista de tutoriais em
http://www.techsmith.com/tutorial-jing.html .
Um repositório de ferramentas de captura de ecrã
http://www.hongkiat.com/blog/screen-capture-tools-40-free-tools-and-techniques/
Sem comentários:
Enviar um comentário