Módulo II



Acessibilidades Web e Tecnologias de Apoio



I - Notas e apontamentos


Este tópico teve como objectivos:



- Conhecer as regras de acessibilidade na Internet WCAG 2.0
- Validar as acessibilidades de páginas Web
- Identificar tecnologias de apoio para diferentes dificuldades e limitações 
(visão, audição, comunicação, mobilidade, dificuldades de aprendizagem...)











Acessibilidades na Web









Para tornar um vídeo mais acessível através de legendas:


Um dos serviços online gratuito existente é o amara.org (https://www.youtube.com/watch?v=fJISrenMzws ), que funciona facilmente com vídeos no Youtube. Como é habitual, registamo-nos para criar o nosso espaço de trabalho, copiamos um URL do Youtube e colocamos no Amara no local próprio. Escolhe-se a língua para a qual pretendemos legendar e começamos a escrever, de acordo com o que ouvimos. No final sincronizamos o som e o texto.
Trata-se de uma ferramenta muito amigável. Se desejarmos traduzir um vídeo que tiver já uma legendagem em inglês, será ainda mais fácil traduzir sobre o que está sincronizado. Feita a tradução há uma funcionalidade automática de carregamento para o Youtube, para o canal do próprio. O Amara sintoniza a área de trabalho do utilizador com o canal Youtube do mesmo.


Legendar um vídeo com Amara - Tutorial






Como adicionar legendas a um vídeo - do Amara ao Youtube?

Se fez a legendagem do vídeo no Amara e o carregou no Youtube, 
poderá também gravar o ficheiro de legendas 
(SRT é o formato de ficheiro sincronizado) e carregar no Youtube. 
Pode carregar vários ficheiros se traduziu em mais do que uma língua.


AMARA

A partir do seu canal de video Youtube e, após ter carregado o video, 

deverá abrir o «Gestor de vídeo» e selecionar o vídeo, 
depois clicar no menu superior em «Legendas» e 
a seguir em «Adicionar legendas», 
onde abrirá pesquisador de ficheiros no seu computador
para selecionar e carregar.


YOUTUBE


Existem alguns tutoriais que explicam este processo:
Tutorial em texto (PT)
Central de Ajuda do Youtube (BR)




Como posso saber se um vídeo do Youtube tem legendas?

Pode ativar o símbolo de legendas na barra de controlo do respetivo vídeo e, 
caso tenha legendas, pode selecionar de entre as línguas que estiverem disponíveis. 
Veja o pequeno clip do screencast a seguir:







II - Atividades do Módulo II

Para a minha tarefa deste 2º Módulo achei muito interessante a utilização do simulador de validação de acessibilidades Web, o AccessMonitor para analisar as páginas do meu E-Portefólio Digital de forma a verificar o cumprimento das regras de acessibilidade WCAG. 
Como se pode concluir pelos relatórios obtidos (já que os resultados foram esmagadores), muito há a fazer para melhorar a acessibilidade das páginas deste portefólio... 
Sem dúvida, um bom ponto de partida! 

Embora tenha feito muitas tentativas  não consegui colocar o meu portefólio de acordo com as regras de acessibilidade WCAG. Parece-me ser necessário algum conhecimento aprofundado de edição em HTML, que eu não tenho. Também fiz uma pesquisa para ver se haveria algum tutorial para me ajudasse nesse sentido com o blogger, mas também não tive muita sorte... 

Perante este comentário os facilitadores da MOOC INCTEC esclareceram que para garantir as acessibilidades dos sites são requeridas algumas competências técnicas, relativamente às quais os utilizadores normais sentem dificuldade. Essa é uma das razões por que uma grande parte dos sites apresentam alguns problemas, como foi constatado nos trabalhos de avaliação das páginas Web. No entanto, é importante ter a consciência desses problemas e, pelo menos, tentar resolver os que se conseguem.

No entanto, pode-se sempre ir melhorando a acessibilidade na NET...

Para converter os conteúdos dos relatórios que se encontravam em formato 
HTML para pdf - www.essentialobjects.com 













III - Comentário temático do Módulo II

Entende-se como Software Inclusivo todo aquele que é concebido, desenvolvido e comercializado, de modo a ser acessível ao maior número possível de utilizadores, incluindo pessoas com deficiência, além de ser também aquele que atende aos diferentes tipos de inteligência de cada um e proporciona acessos multicanal.
As características particulares deste tipo de software são: ser concebido para se adaptar às diferentes capacidades de cada um; permitir uma configuração personalizada, para se poder adaptar às necessidades de cada utilizador; ser criado com base num desenho universal e permitir acessibilidade através de diferentes periféricos: rato (mouse), ratos adaptados (ratos de bola, joysticks, ratos de cabeça), comutadores (acionadores), teclados de conceitos ou expandidos; possibilitar ouvir tudo o que se escreve, normalmente através de um sintetizador de voz integrado; poder utilizar símbolos, imagens e/ou fotos sejam elas internas ou externas ao programa.
Na minha prática pedagógica, com alunos que apresentavam muitas dificuldades na comunicação e na aprendizagem da leitura e da escrita, já utilizei o Comunicar com Símbolos, o Aventuras2, o Invento e o Boardmaker. Todos eles, à exceção do Aventuras2, têm por base a utilização dos Símbolos de Comunicação Pictórica (PCS), que formam um sistema de comunicação pictográfica criado no início dos anos 80, pela fonoaudióloga americana Roxanna Mayer Johnson e que atualmente compõem o conjunto de símbolos mais difundido em todo o mundo.
Nenhum deles é gratuito pelo que a escola teve de adquirir a licença de utilização, neste caso através da prescrição do CRTIC. Foi sem dúvida uma experiência muito positiva, pelo que sempre que me é possível continuo a utilizá-los. Contudo, como nem sempre na escola existe dinheiro para a compra das respetivas licenças, ando a tentar encontrar outros tipos de software de que possa utilizar, mas de acesso gratuito.
Para quem quiser saber um pouco mais do software que mencionei aqui fica o link:   

Sem comentários:

Enviar um comentário