Módulo III


Desenho Universal da Aprendizagem



I - Notas e apontamentos


O Tópico 4 apresentava os seguintes objectivos:


- Quadros de referência para o planeamento e design da aprendizagem
- Princípios do Desenho Universal da Aprendizagem
- Teoria das Inteligências Múltiplas
- Instrumentos para planificação de unidades de aprendizagem



Teoria das Inteligências Múltiplas (Horward Gardner)









Metodologias para planificação de actividades pedagógicas:
                                     
                                                                 Lesson Builder

Webquest

                      Webquest - Aventuras na Web 










II - Atividade do Módulo III



O trabalho deste módulo encontra-se em http://zunal.com/webquest.php?w=245344







III - Comentário temático Módulo III


Eis os resultados obtidos no Questionário VARK





O modelo VARK é um modelo simplificado que fornece informações sobre a forma como cada um de nós aprende, ou seja, qual o nosso estilo de aprendizagem dominante. A sigla VARK significa as quatro modalidades usadas para a aprendizagem da informação: visual, auditiva, escrita/leitura e cinestésica, que acordo com Fleming e Mills (1992) refletem a forma como se aprende.
Na modalidade visual, a preferência inclui a representação da informação em mapas, tabelas, gráficos, fluxogramas e outros dispositivos que se usam para representar tudo o que pode ser dito por palavras. 
Na modalidade auditiva existe a preferência pela informação ouvida/falada, pois aprende-se melhor através de palestras, discussões em grupo e falando sobre os assuntos. Muitas vezes, as pessoas com esta preferência podem repetir o que já foi dito ou fazer uma pergunta óbvia e já respondida, pois sentem necessidade de dizer e ouvir isso.
Na modalidade escrita/leitura a preferência é para a apresentação da informação através das palavras escritas. Esta preferência enfatiza a entrada e saída de texto - leitura e escrita em todas as suas formas, mas especialmente em manuais, relatórios, ensaios entre outros. 
A modalidade cinestésica refere-se à preferência perceptiva relacionada com o uso de experiência e prática (simulada ou real), o que inclui demonstrações, simulações, vídeos e filmes que retratam a realidade.
Relativamente aos resultados obtidos por mim no questionário VARK, a minha preferência é claramente por um estilo de aprendizagem visual-linguística. Assim, o ler e escrever sempre me facilitou a aprendizagem de nova informação, já que por este meio a consigo compreender e reter com maior facilidade. Também é verdade que prefiro fazer este “tratamento da informação” num lugar calmo e longe de barulho e ruídos.
Consequentemente a aprendizagem através do modelo de E-learning (modelo de ensino/aprendizagem que assenta no ambiente on-line, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos) está no top das minhas preferências actuais para auto-formação.
Gosto de tomar notas e apontamentos pormenorizados sobre os assuntos tratados nas aulas, pois recordo com facilidade tudo o que leio, mesmo se apenas o li uma vez, e se tiver de seguir instruções estas têm deverão estar escritas. Penso que o que aqui refiro também está bem patente na organização do meu E-portefólio. 




Sem comentários:

Enviar um comentário